quinta-feira, 15 de julho de 2010

A importância das férias para a aprendizagem

Atualmente as crianças têm tido uma vida bastante atribulada, repleta de horários e compromissos: a escola, os esportes, os cursos extras (inglês, informática, artes), médicos, enfim, a agenda da criançada mais se parece com a de um profissional bastante ocupado.


Sem tempo para viver a infância e brincar, sofrendo pressões para as quais ainda não está preparada, a criança acaba estressada, correndo o risco de adoecer. Há menos espaço para a leitura, para o sonho, para a música, para o teatro, para a arte e para, simplesmente, brincar e fantasiar. A brincadeira ajuda a desenvolver a noção espacial e corporal, a capacidade de solucionar problemas, a criatividade, a imaginação, a autonomia entre tantas outras habilidades essenciais para um desenvolvimento cognitivo saudável.


Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender:


· Como ela vê e constrói o mundo;


· Como ela gostaria que fosse a sua realidade;


· Suas limitações e dificuldades na brincadeira com o outro;


· O que a preocupa e os problemas que a cercam.


É preciso que as famílias e as escolas preservem o espaço da brincadeira, tão importante para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Durante as férias esse espaço pode ser proporcionado desde que os pais estejam atentos aos programas realizados pelos filhos. A função dos pais não é a de escolher os programas, porém, orientar e mediar às atividades. Não é recomendável que as crianças passem muitas horas na LAN HOUSE e nem que esta atividade vire rotina durante as férias.


Algumas brincadeiras e atividades estimulam o cérebro das crianças e ajudam no desenvolvimento delas, tais como, atividades com movimento que auxiliam na oxigenação do cérebro e movimentar-se é muito importante não só para o funcionamento corporal, cerebral e emocional, mas também para facilitar o aprendizado. Com o movimento e a brincadeira a criança faz representações mentais e essas, são fundamentais para a organização do raciocínio e a construção do conhecimento. Boas Férias!!!


Editado por: Adão Maximo Trindade

Graduando em Pedagogia

Um comentário:

  1. Oi, Adão...
    concordo com voce, mas infelizmente boa parte de nossas crianças hoje são únicas, não tem o privilegio que tivemos de nascer em famílias numerosas, em morar em ruas onde havia poucos carros. Tínhamos uma rua inteira só pra nós. rsrsrs
    Nossas mães não trabalhavam fora de casa, nossos irmãos nos bastava.
    Hoje em dia, o perigo das ruas empurram as crianças para dentro de casa, para espaços fechados. A televisão para muitos e a internet para poucos, são as únicas companhias.
    quando temos o privilégio de morarmos em condomínios com áreas de lazer, e temos vizinhos com filhos, ainda dá pra mostrar um pouco a nossas crianças o que é brincar com areia, correr, pular amarelinha, brincar de diversos pegas. etc.
    são os desafios da modernidade. Diante disso o que fazer com aquela história que dizem por aí, que "a criança que hoje brinca será o adulto saudável de amanhã"?
    Abraços e parabéns pelo seu blog.
    Rozineide

    ResponderExcluir