segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sind-UTE/MG aciona a Justiça para exigir do Estado pagamento do Piso Salarial

Exigir que o Governo cumpra a lei e implemente já o Piso Salarial Profissional Nacional – com este propósito o Sindicato Único dos Trabalhadores em Minas Gerais (Sind-UTE/MG) protocolou, nesta tarde, representação junto à Procuradoria Geral do Estado. A categoria exige o pagamento do Piso Salarial, de acordo com a lei 11.738/08.

O deputado Rogério Corrêa (PT), líder do bloco Minas sem Censura participou da iniciativa. Na oportunidade, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, explica que cabe ao Governo, em respeito aos trabalhadores/as em Educação, cumprir a lei em vigor. “Este é um Governo ineficaz, que não consegue estabelecer uma política de valorização do trabalhador/a, por isso, precisamos pressionar o Governo: paga o Piso ou a gente pára a escola!”, afirma.

Plano Nacional de Educação. Com o objetivo de manter fortalecida a luta por uma educação de qualidade em Minas Gerais, o Sind-UTE/MG participou na manhã desta sexta-feira (10/6), no auditório da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), de audiência pública que discutiu a implantação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Além de trabalhadores em educação, participaram representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais – UNDIME, do colegiado do programa de Pós-Graduação em Educação da Puc-Minas, do relator do plano na Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados, deputado federal, Ângelo Vanhoni (PT/PR) e de inúmeras entidades que representam pessoas com necessidades especiais.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, cobrou maior equidade na distribuição dos recursos federais para as diversas áreas. Ela diz que tal aspecto pode ser determinante para o sucesso do PNE. “Observo que os investimentos em Educação sempre acontecem com maior morosidade, em relação a outras áreas profissionais, por isso afirmo que se não mudarmos isso o formato de financiamento das políticas públicas será difícil implantarmos o PNE de forma eficiente”, disse.

Cerqueira afirmou ainda que no primeiro trimestre o Estado foram investidos apenas 14% em Educação e que em 2010 os recursos colocados no setor foram de 20%, dos 25% que o Governo é obrigado a investir. “Infelizmente é com essa precariedade de investimentos que convivemos em Minas Gerais”, afirmou.


Nova assembleia. O Sind-UTE/MG convoca os trabalhadores/as a participar da próxima Assembléia Estadual na próxima quinta-feira, 16/6, a partir das 14 horas, no pátio da Assembléia Legislativa