domingo, 25 de julho de 2010

TECNOLOGIA ASSISTIVAS NA ESCOLA

Tecnologias assistivas são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades da vida diária por pessoas com deficiência. Procuram aumentar capacidades funcionais e, assim, promover a autonomia e a independência de quem as utiliza.

http://www.todosnos.unicamp.br/Diferencas/Recursos/tecnologias_assistivas_html

As tecnologias assistivas auxiliam na locomoção, no acesso à informação e na comunicação, no controle do ambiente, e em diversas atividades do cotidiano, como o estudo, o trabalho e o lazer. São exemplos cadeiras de rodas, bengalas, órteses e próteses, lupas, aparelhos auditivos e o controles remotos, entre outros.

Categorias

As Tecnlogias Assistivas podem ser divididas por categorias:

a) Auxílios para a vida diária e vida prática

São materiais e produtos que auxiliam à rotina, tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar banho, manutenção da casa, ... São exemplos os talheres modificados, suportes para utensílios domésticos, roupas desenhadas para facilitar o vestir e despir, abotoadores, velcro, recursos para transferência, barras de apoio, etc.

http://www.amr.org.br/eqterap/

b)Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

Comunicação alternativa é para pessoas que não apresentam outra forma de comunicação e C. Ampliada é para pessoas que possuem alguma comunicação mas que não é suficiente para as trocas sociais.

São recursos eletrônicos ou não que permitem a comunicação expressiva de pessoas que perderam a fala ou com limitações. São muito utilizados gestos, língua dos sinais, expressões faciais, pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, computador com voz sintetizada, etc.

http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/

http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/ca/oquee.asp

c)Recursos de acessibilidade ao computador

São equipamentos que permitem as pessoas com deficiências sensoriais e motoras a usarem o computador. Dividem-se em 4 grupos: equipamentos para pessoas que não necessitam de recursos especiais, para pessoas que precisam de adptações em seu próprio corpo, que precisam de adaptações no computador e pessoas que necessitam de programas especiais.

Equipamentos de entrada como teclados modificados ou virtuais com varredura, mouse especiais e acionadores diversos, sotware de reconhecimento de voz, ponteiras de cabeça por luz, etc.

Equipamentos de saída como de síntese de voz, monitores especiais, softwares leitores de texto(OCR), impressoras braile e o linha braile.

http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/comput/computador.asp

http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/import.htm

http://www.geocities.com/to_usp.geo/principalta.html

d) Sistemas de controle de ambiente

São sistemas eletrônicos que permitem as pessoas com limitações moto-locomotoras controlar remotamente aparelhos eletro-eletrônicos, sistemas de segurança localizados no ambiente em que vive.

e) Projetos arquitetônicos para acessibilidade

São as adaptações estruturais e reformas na casa e/ou ambiente de trabalho representadas por rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras que eliminam ou reduzem as barreiras físicas, o que facilita a locomoção da pessoa.

f) Órteses e Próteses

Órteses são peças artificiais colocadas junto a um segmento do corpo, garantindo-lhe um melhor posicionamento, estabilização e/ou função. Confeccionados geralmente sob medida e servem de auxilio para as mais variadas funções: escrita, digitação, utilização de talheres e objetos para a higiene pessoal, correção postural, etc.

Próteses são peças artificiais que substituem partes ausentes do corpo.

g) Adequação Postural

Compreende um projeto de recursos que garantam posturas alinhadas, estáveis e com boa distribuição do peso corporal controlando e prevenindo deformidades músculo-esqueléticas, melhoria do tônus postural, prevenção de úlceras de pressão, facilitação das funções respiratórias e digestivas e a facilitação de cuidados.

São almofadas especiais, assentos e encostos anatômicos, posicionadores e contentores que suportam e posicionam tronco/cabeça/membros.

h) Auxílios de mobilidade

Representado por peças ou objetos que auxiliam na mobilidade: bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeiras de rodas manuais oi elétricas, bases móveis, andadores, scooters de 3 rodas e qualquer veículo de mobilidade pessoal na escola, casa ou trabalho.

i) Auxílio para cegos ou para pessoas com visão subnormal

Equipamentos para grupos específicos que visam a autonomia das pessoas cegas na realização de tarefas rotineiras: são lupas, lentes, grandes telas de impressão, ampliadores de tela de tv, hardwares como impressoras braile, lupas eletrônicas, linha braile, agendas eletrônicas, termômetro falado, relógio falado entre outros.

j) Auxílio para surdos ou pessoas com déficit auditivo

São vários equipamentos: infra-vermelho, FM, aparelhos para surdez, telefones com teclado-teletipo(TTY), sistemas com alerta táctil-visual, entre outros, celulares com mensagens escritas e chamadas por vibração.

k) Adaptações em veículos

São acessórios e adaptações que possibilitam a pessoa com deficiência a condução do veículo, facilitadores de embarque e desembarque(elevadores para cadeiras de rodas, rampas, auto-escola especializada,entre outros) para o transporte partícula ou coletivo.

Outras Tecnologias Assistivas

- Materiais Pedagógicos adaptados

Propiciam a interação, convivência, autonomia e independência nas ações; aprendizado de conceitos, melhoria de auto-estima e afetividade, desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial.

http://www.fcee.sc.gov.br/ajudastecnicas/matpedagogico.htm

Websites referenciados:

http://atiid.incubadora.fapesp.br/portal/taat/taat-links-de-interesse

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/18622.html

http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/33759.html

http://www.cedionline.com.br/ta.html#categorias

http://www.clik.com.br/

Legislação -

Encontra-se no Portal Nacional de Tecnologias Assitivas, com toda a legislação federal sobre esse tema:

http://www.assistiva.org.br/ta.php?mdl=texto&arq=texto&l=leisfed

Esse portal tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (http://www.mct.gov.br/)

e do ITS - Instituto de Tecnologia Social (http://www.itsbrasil.org.br/).

No Portal Nacional de Tecnologias Assistivas podem ser consultados:

- a legislação federal (como o próprio nome diz: regula direitos em todo o território nacional);

- decretos (que regulamentam as leis);

- normas de acessibilidade (que permitem o acesso físico aos portadores de necessidades);

- concessões de próteses, órteses e bolsas coletoras (concedem benefícios aos portadores de necessidades assistivas);

- normas internacionais (convenções, declarações, programas e outros de organismos internacionais sobre esse tema).

Formação do professor para a educação especial: história, legislação e competências

por Maria Amelia Almeida

Um longo artigo que, como o título demonstra, trata da história, legislação e competências do professor que atua com a Educação Especial, aquele profissional que está na linha de frente, e que é apoio e referência, pela própria experiência, quando se trata de inclusão de PNEEs (portadores de necessidades educativas especiais).

Link para a íntegra do texto:

http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2004/02/a2.htm

Legislação assistiva

http://www.cedionline.com.br/artigo_ta.html

No site acima encontram-se na íntegra dois anexos:

Anexo 1 - Decreto nº 3298, de 20/12/1999.

Anexo 2 - Decreto nº 5296, de 02/12/2004, publicado D.O.U. de 03/12/2004, que regulamenta as leis 10.048, de 08/11/2000 e 10.098, de 19/12/2000.

Declaração de Washington

http://www.mpdft.gov.br/sicorde/legislacao_01_A1_07.htm

Legislação deficiente

http://www.katatudo.com.br/buscas/legislacao_deficiente.html

Legislação sobre Inclusão Social-Digital

http://inclusao.ibict.br/index.php?option=com_content&task=view&id=540&Itemid=115

http://www.bengalalegal.com/tecnol-a.php

Do ponto de vista legal, pensar a implantação e utilização adequada das tecnologias no ambiente escolar cabe ao representante legal pela escola, ou seja, o gestor escolar (diretor da escola e equipe diretiva) e ao Conselho Escolar como órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador.


Fonte: CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM"


Editado: Adão Maximo Trindade

Graduando em Pedagogia e atualmente capacitando no Curso TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, PROJETOS E ACESSIBILIDADE: PROMOVENDO A INCLUSÃO - UNESP- SP