terça-feira, 22 de junho de 2010

A atuação da moral na tomada de decisões.

A atuação da moral na tomada de decisões.
A moral é a regra de conduta que caracteriza as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si mesma em relação a decisões e atitudes. Atua de forma a limitar os interesses do inconsciente que busca somente o interesse próprio não se preocupando com os próximos.

Como já dito, a moral é empregada sobre o próprio indivíduo não cabendo a esse se preocupar com a moral do próximo, pois tal atitude caracteriza uma pessoa moralizadora e não moral, pois a moral se aplica para a primeira pessoa, ou seja, o Eu.

Uma pessoa moralizadora busca sempre impor sobre as outras a forma com que essas devem agir, tirando desses o direito de aplicar sua moral.
A moral atua na liberdade das pessoas levando-as a pensar sobre as conseqüências de seus atos com oposições como bem x mal, justo x injusto, etc.

A moral pode ser dividida em senso moral e consciência moral. O senso moral atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo, ou seja, o senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente. Sentimentos como solidariedade, compaixão, injustiça impulsionam o senso moral.

A consciência moral atua na tomada de decisões relacionadas ao comportamento da pessoa, pois necessita tomar decisões relacionadas a si próprio e a outras pessoas, de forma que seja responsável por estas e ainda assuma as conseqüências de tais decisões. O discernimento promove a relação entre os meios e os fins que auxilia na distinção de reações morais e imorais.

Por: Adão Maximo Trindade
Graduando em Pedagogia
Fonte. Nova Escola