Se o estudante não teve uma noite bem dormida, de descanso absoluto, a baixa concentração fica ainda mais em evidência, pois terá sono durante as aulas. É importante que o mesmo mantenha uma rotina de sono, para não prejudicar o desempenho escolar.
Além disso, a má postura pode prejudicar a curvatura natural da coluna cervical, causando várias doenças crônicas graves. Dentre essas, destacamos a hiperlordose, escoliose, bico de papagaio, que podem causar muitas dores e sofrimento por toda a vida.
A hiperlordose é a acentuação da curvatura da coluna vertebral, mais conhecida como corcunda. Traz fortes dores nas costas e os sintomas aparecem associados à fadiga, fraqueza muscular, má postura corporal, excesso de peso e restrição aos movimentos da coluna.
A escoliose são desvios nas três dimensões da coluna, onde além de poder se curvar como um “S”, pode curvar-se fazendo inclinação ou rotação. As causas da escoliose podem advir de má postura – inclusive do feto, problemas emocionais, desnivelamento da bacia, pesos em bolsas e mochilas, má postura, etc. Os sintomas dessa doença podem aparecer na idade adulta, com fortes dores nas costas.
O bico de papagaio é uma formação óssea incomum, que aparece nas articulações das vértebras, onde nasce um osso fora do lugar, para ajudar na sobrecarga da articulação, causando muita dor para o portador. Os sintomas são limitações dos movimentos e fortes dores musculares, já que acontece uma sobrecarga nos tendões e músculos de ligamento. As principais causas do bico de papagaio são: má postura, excesso de peso, sobrecarga, fraturas, dormir de bruços e etc.
Evite ao máximo sentar-se com as pernas escorregando para frente, como se a cadeira fosse uma poltrona de descanso. O correto, na hora dos estudos, é sentar-se com as costas retas, apoiando o peso do corpo sobre as nádegas e coxas.
Por: Adão Maximo Trindade
Graduando em Pedagogia