domingo, 6 de junho de 2010

O Aluno Desmotivado e a Intervenção do Professor Educação Profissional na sala de aula

Todo professor que está em constante contato com alunos jovens sabe que alguns deles têm medo da competição do mercado de trabalho, o que, muitas vezes, acaba sendo mascarado pela agressividade e/ou falta de interesse pelas atividades desenvolvidas em sala de aula.

Tais alunos ao serem questionados pelo professor sobre qual profissão pretendem atuar num futuro que está cada vez mais próximo deles, preferem não responder e, quando emitem alguma resposta, tendem a dizer que “não estão nem aí para o mercado de trabalho” ou que “vão dar um jeito quando for momento de ter de trabalhar em algum lugar”.

Nossos jovens alunos estão muito confusos sobre qual carreira devem seguir e o pior é que alguns deles não têm nenhuma perspectiva positiva sobre seu futuro profissional. Isso acontece, na maioria das vezes, porque diariamente ouvem seus pais ou um adulto próximo reclamarem da má situação do mercado de trabalho, das muitas dificuldades que há para conseguir fazer um curso superior, da instabilidade na carreira e do grande número de pessoas desempregadas.

Palavras assim ditas com veemência e continuidade podem desestimular e amedrontar muitos de nossos alunos, sendo que, de uma forma ou de outra, todos eles vão ter de exercer alguma atividade remunerada no futuro, quando precisarem se assumir como responsáveis pelo próprio sustento. Nós, enquanto pais e professores, precisamos encorajá-los em relação ao seu futuro profissional e não podemos de forma nenhuma contribuir para um comportamento negligente por parte deles em relação ao que vão querer para as suas vidas profissionais.

É conveniente os fazermos entender que o medo, o receio e a negligência não diminuirão a necessidade que dia menos dias vão ter de trabalharem e manterem a si mesmo dentro de suas próprias necessidades.

Uma maneira de o professor fazê-los compreender que, não obstante as suas realidades atuais ainda há possibilidade de fazerem um curso de nível superior, é a solicitação de pesquisas de diversos cursos universitários, integrando-os, desta forma, com o assunto que algumas vezes eles preferem fingir que não existe. É importante ressaltar aqui que não há uma idade específica para começar a falar sobre profissão com os alunos que estão sob nossas responsabilidades, pois quanto mais jovem o aluno for, melhor será para ele entender a realidade que o cerca em relação à escolha de uma profissão.

Professor, saiba que ao solicitar pesquisas sobre cursos superiores ou técnicos aos alunos, é possível que alguns deles manifestem-se dizendo que nunca terão condições financeiras para cursar uma boa faculdade. Professor, acredite, são estes os alunos que mais precisam de seu apoio e incentivo, não os deixem continuar alimentando um pensamento tão negativo assim em relação ao futuro profissional que poderão ter por intermédio de um curso de nível superior. Diga a eles que nenhuma situação ruim precisa se perpetuar, pois se hoje as condições financeiras de seus pais ou os responsáveis não são favoráveis para permiti-los pensar no financiamento de um curso superior, esta realidade poderá ser moldada com algumas estratégias, sendo que a primeira estratégia é acreditar que toda realidade pode ser modificável, basta querer e direcionar esforços para que isto realmente aconteça.

Apresente aos seus alunos exemplos de pessoas que mesmo sem condições financeiras conseguiram ser bem-aventuradas em suas vidas profissionais. Fale a eles que havendo preparação, eles serão capazes de passarem em quaisquer vestibulares e, com isso, serem bem recebidos em quaisquer instituições universitárias. Faça uma pesquisa na internet sobre sites com conteúdos mais solicitados em vestibulares e apresente-os, de maneira que eles saibam em quais sites eles podem conseguir informações seguras para tal finalidade. Não deixe a falta de esperança criar raízes em seus alunos, pois ainda que eles sintam-se desmotivados, certamente você conseguirá influenciá-los a pensar melhor sobre a profissão que poderão ter.

Contudo, não os prepare apenas para passar num vestibular, pois desta forma você correrá o risco de engessá-los. Prepare-os para saber se posicionar criticamente diante da realidade que se apresenta, prepare-os para dar novos rumos a caminhos que já estão cursando, prepare-os para o mundo e não apenas para o vestibular.

Fazendo isso, certamente você, professor, ampliará os horizontes e as expectativas de seus alunos, uma vez que eles verão que há oportunidades tanto para um quanto para outro, independente da atual situação financeira que possivelmente estejam vivendo.

Por: Erika de Souza Bueno Consultora-Pedagógica de Língua Portuguesa do Planeta Educação. Professora de Língua Portuguesa e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa e família. Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br).

Editado por: Adâo Maximo Trindade -

Graduando em Pedagogia