sexta-feira, 25 de março de 2011

Amigos apresenta sugestões para o Dia da Família na Escola

No dia 26 de março, o Amigos da Escola vai promover o Dia da Família na Escola, que será a primeira mobilização nacional do ano e vai ser realizada no sábado para viabilizar a participação dos pais e responsáveis. O evento, que acontece desde 2010, é uma oportunidade para as escolas convidarem as famílias para conhecerem mais de perto a realidade da instituição: seus projetos pedagógico e anual, atividades extracurriculares, parcerias, desempenho nas avaliações educacionais e mecanismos de gestão. O objetivo é estimular a maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos e valorizar o papel da educação, além de fortalecer a integração com a comunidade de entorno.

Confira, abaixo, algumas ideias de atividades e de como estruturar o Dia da Família na Escola em sua instituição. Se preferir, você pode fazer o download das sugestões clicando aqui.

• Sugestões como estruturar o Dia da Família na Escola em sua instituição:

• Convoque as famílias e monte um comitê de pais para preparar os objetivos, a agenda e as ações. Esses preparativos também poderão ser feitos na reunião do Conselho Escolar (a escola pode começar a reunião informando sobre as principais intenções e apresentar o planejamento do ano);

• Parceria pela qualidade da educação: convocação dos pais para o Dia da Família na Escola (informe que esse evento vai dar início a um processo que visa gerar objetivos alinhados com os interesses das famílias e da escola através do desenvolvimento de diversas ações);

• Monte grupos temáticos de pais por áreas de interesse, para definir melhor as atividades, como, por exemplo, música, violência, aprendizagem, entre outras áreas;

• Mapeie os serviços básicos da comunidade e, a partir desse levantamento, desenvolva as atividades;

• Mande um convite formal para os pais, contando o que acontecerá nesta data.

• Sugestões de atividades que sua escola pode promover neste evento::

FOCO DE ATUAÇÃO: ESTÍMULO À LEITURA

• “Hora do Conto”: divida os pais convidados em pequenos grupos para que se revezem na contação de histórias para crianças. Crie um ambiente agradável (pode ser na biblioteca ou ao ar livre). Ao final, deixe papel, lápis e canetas coloridas para que participantes expressem o que ouviram através de desenhos.

FOCO DE ATUAÇÃO: ARTES

• Promova um “Show de Talentos”, onde os pais e os filhos apresentarão seus talentos (música, poesia, teatro, artesanato, etc.) à comunidade. A ideia é valorizar as pessoas e os talentos da comunidade, além de aproximar e envolver as famílias do cotidiano escolar e elevar a autoestima de pais, alunos e comunidade em geral;

• Peça a ajuda dos pais para auxiliar os alunos na montagem de peças teatrais, nas quais sejam discutidas questões próprias do cotidiano da escola. Além disso, as representações podem retratar também o comportamento usual dos responsáveis e o comportamento desejado com relação à escola/educação (essa seria uma forma de passar, com uma linguagem artística, a mensagem sobre a importância de maior participação da família).

FOCO DE ATUAÇÃO: ESPORTES

• Realize um torneio esportivo (vôlei, basquete, futsal, entre outros), reunindo alunos e familiares – pais, tios, primos, etc. –, com o objetivo de aproximar e envolver as famílias;

• Gincana “Pais & Filhos”: forme times de pais e filhos (duplas) com diversas brincadeiras, incluindo: adivinhação (através de desenho ou mímica), soletração, entre outras. Quanto mais atividades envolvendo aprendizagem, melhor (ex.: matemática, ciências, etc.);

• Promova, com o apoio dos professores de educação física, uma sessão de atividades físicas para pais e responsáveis, como forma de mostrar as influências de atitudes simples em nosso cotidiano. Deixar o carro em casa e ir para determinado local caminhando ou de bicicleta, por exemplo, pode ajudar a diminuir a degradação do meio ambiente. Além disso, a ação pode servir também como forma de incentivar a prática de atividades esportivas, importantes para melhor qualidade de vida;

• Convide pais e avós de alunos para um bate-papo sobre as brincadeiras infantis do passado, como peão, bola de gude, amarelinha, entre outras, reproduzindo tais brincadeiras.

FOCO DE ATUAÇÃO: SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE

• Oficina de reciclagem: promova uma palestra sobre o tema, com dicas para que alunos e familiares possam adotar medidas simples de reduzir o lixo na escola e nas suas residências. Ao final, com a participação de todos, podem ser montados, por exemplo, alguns aquecedores de água com garrafas PET (para esse ou outros exercícios, use como apoio o material “Educação Ambiental” do Amigos da Escola. Convide os pais para contar o que fazem em casa);

• Caso a escola fique próxima de um rio e ele apresente sinais de degradação, organize atividades de mobilização para chamar a atenção da comunidade para o problema:


- Estimule seus alunos a pesquisar, através de fotos, relatos ou outros materiais (por exemplo, jornais de bairro), fatos que ajudem a reconstruir a história do rio e a forma como a comunidade se relaciona com ele.
- Convide um funcionário da companhia de limpeza para que ele vá até a escola e converse com pais e alunos sobre a importância de manter o rio limpo, como também explique os problemas causados pela poluição.
- Organize um ato simbólico – um “Abraço ao Rio” –, com a presença dos alunos e responsáveis, para mostrar o desejo coletivo de mudança.
- Divulgue o trabalho em rádios e jornais comunitários.

FOCO DE ATUAÇÃO: ARTES

• Desenvolva uma estratégia para conhecer melhor os pais dos alunos: aplicar um questionário no ato da matrícula, ou o aluno entrevistar os pais, a partir de questões direcionadas. O objetivo dessa atividade é fornecer subsídios para a escola propor e desenvolver ações cada vez mais alinhadas ao perfil e interesses da comunidade;

• Convide pais e responsáveis para um bate-papo com os profissionais da escola, para apresentar o corpo docente, equipe pedagógica e para conhecerem os projetos nos quais eles próprios e seus filhos podem se engajar;

• “Giro pela escola”: alunos – com apoio da direção, professores e voluntários – levam os pais para uma visita pela escola, mostrando o ambiente em que estudam, se divertem, o que estão aprendendo e outras atividades (extracurriculares) desenvolvidas na escola (se houver);

• Crie uma “Comissão de Pais”, que vai apoiar a implementação de atividades/eventos na escola que busquem aproximar as famílias do processo educacional, dando continuidade às ações do Dia da Família na Escola (a comissão poderá ser formada por dois ou três pais que vão participar de reuniões mensais com a equipe técnica da escola). Sugira à comissão o monitoramento das atividades que foram desenvolvidas, para identificar êxitos e dificuldades, e, dessa forma, reunir elementos que sirvam de parâmetro para o planejamento do próximo ano;

• Prepare uma reunião com os alunos para levantar sugestões para a escola. Os próprios alunos serão os relatores à comunidade escolar e às famílias presentes;

• “Prestação de contas”: a escola apresenta painel aos pais com dados sobre Ideb/Enem (avanços, como melhorar, etc.);

• Crie atividades para verificar se os pais sabem como os filhos estão aprendendo (por exemplo, propor um game para os pais e responsáveis, onde será perguntado a eles se sabem o que é o Ideb/Enem e qual a nota da escola, se acompanham o dever de casa dos filhos, bem como suas notas, se participam das reuniões, entre outras questões).

• Confira também as sugestões de atividades especiais (facilitadas pelos núcleos e/ou parceiros):

FOCO DE ATUAÇÃO: REFORÇO ESCOLAR

• Proponha uma pesquisa da identidade cultural e familiar de cada aluno. História da família, profissões, credo, onde e em que condições vivem, os aspectos positivos (atitudes criativas, de solidariedade, de união, etc.) e negativos (violência intrafamiliar, alcoolismo, desemprego, etc.), os momentos de transformação e mudança na família, a relação da família e da comunidade com a escola. Com esse material, pode-se organizar uma apresentação, preparada pelos alunos para os pais, fazendo um grande resgate da história da comunidade e de sua forma de relacionamento com a escola.

FOCO DE ATUAÇÃO: ARTES

• “Festival de Arte”: convide os pais “talentosos” e organize um festival de artes com os alunos, explorando os elementos culturais da localidade – música, artesanato, dança, culinária. Para essa ocasião podem também ser buscados parceiros locais – como, por exemplo, companhia de dança e teatro locais.


-Aproveite a habilidade de alguns pais (aquela mãe que é conhecida por cozinhar bem, o pai que toca violão, a vovó que sabe bordar muito bem), para que eles participem da data, fazendo alguma apresentação e/ou oficina.

FOCO DE ATUAÇÃO: ESPORTES

• Prepare um dia de atividades físicas, com o apoio de parceiros locais – por exemplo clubes e academias –, buscando integrar pais e filhos, com campeonatos de vôlei, basquete, futsal e handebol, ou com oficinas de ginástica e capoeira (essas atividades podem ser desenvolvidas na escola, ou ainda utilizar instalações públicas e/ou clubes da redondeza).

FOCO DE ATUAÇÃO: SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE

• Saúde: apresente problemas diagnosticados pela escola e trazer especialistas para debate e/ou palestras (apoio dos núcleos);

• Organize, com o apoio dos voluntários, pais, alunos e de parceiros locais, um pool de prestação de serviços básicos de cidadania e saúde à comunidade (emissão de documentos, orientações e atendimentos médicos, etc.), como forma de valorizar a escola como bem público, como espaço de todos (essas atividades podem servir também como ações educativas complementares. Por exemplo, o professor de física pode aproveitar o serviço de aferição de pressão para explicar o funcionamento do aparelho. Da mesma forma, o professor de química e/ou ciências pode aproveitar a execução dos testes de glicemia para discutir questões ligadas ao conteúdo das disciplinas);

• Convide um nutricionista para fazer uma oficina para os pais e responsáveis, para melhor aproveitamento de verduras e legumes;

• Organize um evento alegre e festivo, com a participação de pais, professores, alunos e pessoas da comunidade, no qual todos são convidados a plantar mudas de árvores nativas nas dependências da escola, caso haja espaço, e/ou também nos seus arredores.

FOCO DE ATUAÇÃO: INCLUSÃO DIGITAL

• Organize, conforme disponibilidade, uma série de oficinas para serem oferecidas à comunidade, com o apoio de professores, voluntários e parceiros locais. Podem ser realizadas oficinas de noções básicas de informática, por exemplo.

FOCO DE ATUAÇÃO: GESTÃO ESCOLAR

• O núcleo pode apoiar as escolas a criarem uma rede de parceiros (meios de comunicação, faculdade, ONG, etc.), não somente estimulando a adoção de uma postura pró-ativa, como também ajudando na identificação e contato com possíveis instituições parceiras. O objetivo dessa ação é conseguir oportunizar ações diversificadas e permanentes, que contribuam para a integração com a comunidade;

• Além das atividades do DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA, organize também palestras para os pais e responsáveis. As temáticas abordadas podem ser relacionadas diretamente à participação da família no cotidiano escolar das crianças, ou ainda discorrer sobre aspectos que, embora não diretamente vinculados, também são importantes para um satisfatório desempenho escolar, como, por exemplo, saúde, hábitos de higiene, relacionamento intrafamiliar, etc. (as palestras poderão ser ministradas por professores da própria escola, ou por voluntários – profissionais da área de saúde, entre outros);

• Crie uma campanha de mobilização para a valorização da escola, com a confecção de cartazes e faixas, pelos alunos e familiares, para serem afixados nos murais e no muro externo da escola. Podem ser produzidos também pequenos folhetos para serem distribuídos aos pais (a culminância dessa campanha pode ser um convite aos pais e responsáveis para que participem das atividades do DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA e possam, dessa forma, conhecer melhor os profissionais e a instituição de ensino de seu filho).


Fonte:


MEC apresenta moldes da prova de professores a Estados




24-03-2011

Desde o dia 18 de março o Ministério da Educação apresenta e debate com os Estados a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente nos fóruns promovidos pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os encontros estão previstos para ocorrer em todos os estados, mais Distrito Federal, até o mês de abril.

A prova será realizada anualmente a partir de 2012 e, no início, selecionará profissionais para lecionar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Para ressaltar a importância de obtenção de dados fidedignos para compor um quadro detalhado da educação básica nacional, a coleta de dados do Censo da Educação Básica também será abordada pela equipe do Inep.

A Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente foi instituída após uma série de reuniões com órgãos governamentais e entidades representativas da área educacional. Caberá a cada rede de ensino decidir pela adesão e pela forma de utilização dos resultados da prova. O desempenho dos participantes poderá ser aproveitado de duas maneiras: integral, seguida da análise de títulos, ou parcial, no caso de a rede julgar ser necessária a aplicação de avaliações complementares. A forma da adesão será indicada nos próprios editais de concursos das redes. Os candidatos poderão se inscrever em todos os concursos que desejarem.

Para o governo federal, a rede que adotar a avaliação terá maior agilidade no preenchimento de cargos vagos de docentes e menos gastos com a realização de concursos. A implementação da prova também aumentará a qualidade das avaliações, pois a elaboração dos testes será baseada em uma matriz de referência atualizada periodicamente e construída a partir de um amplo processo de discussão entre especialistas de diversas áreas do conhecimento, que tem como ponto de partida a pesquisa e a reflexão sobre o perfil desejado para um ingressante na carreira docente no Brasil. (IG)