http://www.radioislam.org./protocols/indexpo.htm
Uma pequena parte de itens.
............Os Estados modernos possuem uma grande força criadora “ A IMPRENSA”. O papel da imprensa consiste em indicar as reclamações que se dizem indispensáveis, dando a conhecer as reclamações do povo, criando descontentes e sendo seu órgão.
............A IMPRENSA encarna a LIBERDADE DA PALAVRA. Mas os ESTADOS não SOUBERAM UTILIZAR ESSA FORÇA e ela CAIU EM NOSSA MÃOS. Por ela, obtivemos influência, ficando ocultos; graças a ela, AJUNTAMOS O OURO EM NOSSAS MÃOS...........
...............Os POVOS estão mais escravizados ao TRABALHO PESADO do que no tempo da servidão e da escravidão. É possível livrar-se de um modo ou de outro da escravidão e da servidão. É possível compactuar com ambas. Mas é IMPOSSIVEL livrar-se da MISÉRIA.
......Os direitos que inscrevemos nas constituições são FICTICIOS para o POVO ; não são reais. Todos esses pretensos "DIREITOS DO POVO" somente podem existir no espírito e são para sempre irrealizáveis.
......O que vale para o PROLETÁRIO CURVADO SOBRE SEU TRABALHO, esmagado pela sua triste sorte, é o direito dado aos falastrões de falar, ou o direito concedido aos jornalistas de escrever toda espécie de absurdos misturados com cousas sérias, desde que o proletariado não tira das constituições outras vantagens senão as MISERÁVEIS MIGALHAS que lhe lançamos de NOSSA MESA em TROCA DUM SUFRÁGIO FAVORÁVEL às nossas PRESCRIÇÕES, aos nossos PREPOSTOS e aos nossos AGENTES ?
.......Para o POBRE DIABO, os direitos republicanos são uma ironia amarga: A NECESSIDADE DUM TRABALHO quase cotidiano não lhe permite GOZÀ-LOS ; em compensação, tiram-lhe a garantia dum ganho constante e certo, pondo-o na dependência das greves, e dos patrões.
.........Nosso poder reside na FOME CRÔNICA, na FRAQUEZA DO OPERÁRIO, porque tudo isso o ESCRAVIZA À NOSSA VONTADE, de modo que ele fique sem poder, força e energia de se opor a ela.
......A FOME dá ao capital mais direitos sobre o operário do que a aristocracia recebia do poder real e legal.
.......Para tomar conta da OPINIÃO PÚBLICA, é preciso torná-la PERPLEXA, exprimindo de diversos lados e tanto tempo tantas OPINIÕES CONTRADITÓRIAS que acabarão perdidos no seu LABIRINTO e CONVENCIDOS de que, em POLÍTICA, O MELHOR É NÃO TER OPINIÃO.
......São questões que a SOCIEDADE não deve conhecer. Só deve CONHECÊ-LAS quem a dirige. Eis o primeiro segredo.
Por: Adão Maximo Trindade
Graduando em Pedagogia