quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Inep divulga o desempenho das escolas públicas na Prova Brasil Avaliação é feita com estudantes da rede pública da 4ª e 8ª série. Resultado permite es

Avaliação é feita com estudantes da rede pública da 4ª e 8ª série.
Resultado permite estabelecer políticas de direcionamento de recursos.

Do G1, em São Paulo

Os boletins de desempenho das escolas que participaram da Prova Brasil em 2009 foram disponibilizados nesta quarta-feira (10) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). É possível conferir o desempenho de cada uma das cerca de 60 mil escolas públicas nas provas voltadas para alunos de 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do ensino fundamental.

Os boletins trazem informações sobre o número de participantes, as médias obtidas pela escola em língua portuguesa e matemática, a distribuição dos alunos nas faixas de proficiência, a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as médias de hora-aula e docentes com curso superior do ensino fundamental.

O objetivo da Prova Brasil é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados. Para terem notas, é preciso que as escolas tenham pelo menos 20 alunos matriculados na 4ª série (5º ano) e na 8ª série (9º ano).

A partir dos resultados da prova, o MEC e as secretarias estaduais e municipais podem estabelecer políticas de direcionamento dos recursos técnicos e financeiros para as áreas que apresentam mais dificuldades. A prova é realizada a cada dois anos. A próxima edição será de 7 a 18 de novembro em todo o país.