quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Aproximação entre candidatos aponta para o acirramento

Hélio Costa tem 38,91% contra 35,81% de seu rival Antonio Anastasia
Publicado no Jornal OTEMPO em 16/09/2010
Avalie esta notícia »
CARLA KREEFFT

Pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 11 e 13 de setembro, aponta para uma disputa acirrada pelo governo de Minas. O candidato do PMDB, Hélio Costa, tem 38,90% das intenções de voto contra 35,81% do seu adversário tucano, o governador Antonio Anastasia.


Hélio Costa vence o rival tucano
na simulação de segundo turno

Considerando a margem de erro de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Na sua pior situação, Hélio Costa tem 36,74% das intenções de voto. E na sua melhor situação, Antonio Anastasia aparece com 37,97% da preferência do eleitorado.

O número de indecisos, pessoas que não sabem em quem votar ou não respondem, é de 18,73%. Nenhum dos outros concorrentes ao governo do Estado alcançou 1% das intenções de voto. Entre eles, a candidata do PSTU, Vanessa Portugal, é quem consegue a melhor pontuação - O,58% das intenções de voto.

Na comparação com a última pesquisa DataTempo/CP2, divulgada em 11 de setembro, Hélio Costa passa de 40,53% das intenções de voto para 38,90%. Já Anastasia sai de 35,26% para 35,81% da preferência do eleitorado.

Confronto de chapas. Quando são apresentadas aos entrevistados as chapas completas (nomes dos candidatos a governador e vice), Hélio Costa e Patrus Ananias (PT) conseguem uma vantagem em relação a Anastasia e Alberto Pinto Coelho (PP) superior à margem de erro. A primeira dupla tem 40,54% das intenções de voto, e a segunda tem 36,82%.

A pesquisa também simulou um segundo turno entre o peemedebista e o tucano. Nessa situação, Hélio vence Anastasia com 42,42% das intenções de voto contra 37,98%.

A disputa fica mais acirrada ainda quando se considera a possibilidade de voto. Perguntados sobre qual a possibilidade de voto em Anastasia, 30,28% dizem que é grande, 20,91% afirmam que é razoável. Somente 20,86% respondem que não há nenhuma possibilidade. Quando a pergunta é sobre a possibilidade de voto em Hélio Costa, 29,42% dizem que é grande, 26,52% afirmam que é razoável. Para 23,13%, não há nenhuma possibilidade de voto.

ANÁLISE
Eleição em Minas está indefinida
O interesse tardio pelas eleições para governador vem aumentando e a eleição ainda continua indefinida, embora Antonio Anastasia demonstre um crescimento gradual, aproximando-se de Hélio Costa. Embora os dados da pesquisa demonstrem a indefinição do vencedor, é incontestável o avanço do candidato da situação. Houve um salto na intenção de voto desde o início da campanha na TV, mas a atual velocidade de crescimento de Anastasia é bem menor.
Antônio de Pádua
Diretor do DataTempo/CP2
IGUAIS
Disputa está apertada também na espontânea

7[NORMAL_A]No" style="color: rgb(0, 0, 0); text-decoration: none; ">No levantamento realizado pelo DataTempo/CP2, na modalidade espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, também há um empate técnico. Nessa situação, o candidato pelo PSDB, o governador Antonio Anastasia, tem 24,81% das intenções de voto. O concorrente pelo PMDB, Hélio Costa, tem 22,97% da preferência do eleitorado. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais.

Dos entrevistados, 40,83% afirmam que estão indecisos, não sabem em quem votar ou não respondem. Outros 5,21% dizem que não conhecem os candidatos.

O ex-governador Aécio Neves (PSDB), embora não seja candidato ao governo, é citado por 1,35% dos entrevistados. Aécio concorre ao Senado. (CK)

Editado por: Adão Maximo Trindade - Graduando em Pedagogia